Notícia Aberta
Arquivo Público do DF doa quadros raros com documentos e projetos de Lúcio Costa à Fazendinha JK
COMPARTILHAR
Ascom/ArPDF
O Arquivo Público do Distrito Federal doou documentos e projetos do arquiteto e urbanista Lúcio Costa — autor do Plano Piloto à charmosa Fazendinha JK, localizada em Luziânia (GO), a cerca de 50 km de Brasília. Os quadros com os traços de Lúcio Costa chegam ao ponto histórico e turístico para reunir, sob o mesmo teto, histórias de quem sonhou, planejou e construiu a capital que mudou o mapa do Brasil.
Os servidores do ArPDF o historiador e coordenador, Elias Manoel da Silva, a historiadora Cecília Soares Mombelli, o arquivista Arthur Luiz Albino da Silva e a bibliotecária Jocélia Martins de Oliveira entregaram, nesta quarta-feira (13/08), quatro quadros, que irão enriquecer o acervo histórico do local.
O secretário municipal de Turismo de Luziânia, Luciano Braz, também participou da entrega. Todos foram recebidos no local com todo o carinho típico do interior.
A iniciativa ocorre em celebração ao aniversário de 65 anos de Brasília e aos 40 anos do Arquivo Público do DF, ambos comemorados em 2025.
Toda a propriedade rural foi projetada por Oscar Niemeyer. Foi lá que o ex-presidente Juscelino Kubitschek passou seus últimos anos. A casa preserva um verdadeiro acervo da trajetória política e familiar de JK.
A Fazendinha JK é aberta à visitação, com pacotes, que incluiem café da manhã à moda mineira, almoço e um belo passeio histórico em família.